Noções de Qualidade no Sistema Aeronáutico 


| Maiores Informações | Voltar |

GLOSSÁRIO 

Alguns conceitos e definições de termos usados no tema Qualidade :

Empresa: Organização de seres humanos que trabalham para ou pela sua sobrevivência, ou de outros seres humanos. Nós trabalhamos para nos ajudarmos ou porque alguém necessita do nosso trabalho. A empresa também pode ser definida como qualquer organização que sirva para atender as necessidade humanas.

Trabalho: O trabalho agrega valores. O valor do trabalho é proporcional a satisfação de quem necessita deste trabalho (o cliente). Para aumentar o valor agregado de um trabalho (produto - resultado de um trabalho), é necessário aumentarmos as características do produto ou melhorar sua qualidade.

Função: É o tipo de trabalho exercido por alguém. Numa empresa as pessoas trabalham exercendo funções. Segundo alguns gurus da qualidade, existem 5 tipos de funções numa empresa: operacionais, de supervisão, de gerência, de assessoria e de direção. Essas 5 funções podem ser divididas em dois grupos: gerênciais e operacionais.

Cargo: É a posição de um indivíduo na hierarquia de uma empresa. Várias pessoas em cargos diferentes pode ter a mesma função, ou uma pessoa ter um cargo e exercer várias funções. Os cargos podem mudar conforme o organograma da empresa.

TQM: Organização com ênfase na qualidade total. Ações gerênciais são tomadas para qualidade: planejamento da qualidade, manutenção da qualidade e melhoria contínua. Estabelecer novas metas e padrões de trabalho (processos) baseados nas necessidades dos clientes, garantir o cumprimento dos padrões (processos) atuais de trabalho, garantir a qualidade atual e descobrir as novas expectativas dos clientes, respectivamente.

 

| Maiores informações | Voltar |


© 2000 Aerotecnologia LTDA - Especializada em Ensino Aeronáutico
Todos os direitos reservados.

 

 Caixa Postal 356, 37500-000 - Itajubá/MG Tel.: (035) 622 5746   
 e-mail: atec@aerotecnologia.com.br