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Quase
30 anos depois que Santos Dumont
realizou seu primeiro vôo é que surgiu
o primeiro helicóptero tecnicamente viável. No Brasil, como no
resto do mundo, os helicópteros foram usados
inicialmente pelas Forças Armadas antes dos operadores civis. A Força
Aérea Brasileira iniciou a operação de helicópteros no início
dos anos 50. Em meados da década de 60, a Marinha do Brasil também
aderiu à aviação de asas rotativas. Em 1989 o Exército Brasileiro passou a contar com sua
aviação de helicópteros, integrada por aeronaves produzidas pela
HELIBRAS. Por
sua vez, a Aviação Civil Brasileira começou a operar asas rotativas,
com certa timidez, em meados da
década de 60. O setor teve forte
incremento no
período do choque do petróleo, no começo da
década de 1970. Nesta época, as atividades de prospecção petrolífera
mostraram a agilidade e versatilidade dessas aeronaves para superar as
necessidades que o país enfrentava. A partir de então, apareceram
diversas empresas de transporte por helicópteros que cresceram e se
consolidaram ou desapareceram após seus tempos de glória. Hoje, os helicópteros
estão presentes em diversas atividades. Nas Forças Armadas, atuam no
transporte de pessoal ou carga, busca e salvamento, missões de
reconhecimento e ataque, além de apoio às populações nas calamidades públicas.
Nas Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros de diversos Estados
brasileiros e ainda no meio civil, podemos destacar, entre outras, as missões
de transporte (táxi aéreo, transporte executivo, transporte de cargas
externas, etc.), prospecção petrolífera, atividades agrícolas, apoio
à imprensa nas grandes cidades, combate ao crime, salvamento, controle de
trânsito e remoções aeromédicas, entre outras.
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