|   CABEÇA DO ROTOR PRINCIPAL   |  

 

Cabeça do rotor principal de um helicóptero AS 350 B Esquilo

 
Nesta seção vamos conhecer, o que talvez seja o sistema de tecnologia mais avançada num helicóptero, a cabeça do rotor principal. Também conhecida como cubo do rotor, junto com as pás forma o conjunto do rotor.

    

A cabeça do rotor principal nos helicópteros, talvez tenha sido o sistema mais difícil de ser aprimorado pelos primeiros projetistas de helicópteros. Os aspectos funcionais e soluções técnicas eram difíceis e atrasaram o desenvolvimento dos helicópteros por muitos anos. Foi Juan de La Cierva que no final da década de 20 construiu o primeiro rotor articulado, resolvendo assim os problemas de instabilidade que travaram o desenvolvimento tecnológico dos helicópteros e haviam levado ao abandono a maior parte das tentativas de construção dos primeiros helicópteros

Para o rotor principal dos helicópteros (conjunto da cabeça e pás) convergem todos os esforços dinâmicos e oriundos das forças aerodinâmicas gerados durante o vôo dos helicópteros. Tais esforços impõem sobre o rotor (cabeça e pás) um trabalho árduo em fadiga (movimentos cíclicos de grande freqüência e intensidade) e forças de grandes valores que devem ser suportadas pelas pás e absorvidas pela cabeça. Além do trabalho em fadiga e das forças de grande intensidade, a cabeça deve cumprir sua principal missão que é de permitir o vôo e a pilotagem do helicóptero.

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