|   PÁ DO ROTOR PRINCIPAL   |  

 

Corte da pá do rotor principal de um helicóptero 

AS 330 - PUMA (EUROCOPTER)

   

Conhecidas como asas rotativas, as pás dos rotores dos helicópteros são, em princípio, peças fundamentais para o seu perfeito funcionamento. São imprescindíveis o conhecimento da sua operação, sua inspeção e sua manutenção.  Também são peças vitais e qualquer falha de operação pode causar um grave acidente. É de grande importância o conhecimento técnico e a correta manutenção das pás dos rotores. Poderíamos escrever vários volumes sobre elas. São as pás dos helicópteros que geram a sustentação necessária ao seu vôo.

 

Peças Vitais - (as pás são peças vitais)

As peças que compõe os helicópteros são objeto de cuidados especiais por parte da inspeção e da manutenção. Algumas peças, de acordo com a sua função, recebem grandes esforços em utilização. Para essas peças, certas regras são aplicadas desde a sua produção até o seu uso diário. Algumas peças têm controles próprios que lhes garantem o uso com segurança.

Os fabricantes determinam para cada tipo de peça, levando em conta o seu grau de importância e segurança do vôo, que elas devem ter um acompanhamento e um sistema de controles próprios.  Para isso o fabricante determina o nível de segurança em que se enquadra a peça, em ensaios prévios, e a forma de controle que deve ser efetuado sobre ela. As pás de um helicóptero têm nível de segurança máximo e por isso devem ser inspecionadas constantemente antes e depois de cada vôo. Existem pás de material metálico (atualmente com pouco uso) e pás de material conjugado a base de fibra de vidro, fibra de carbono e kevlar.

  Voltar