|   TREM DE ATERRISAGEM   |  

 

Trens do tipo patins

Trens de aterrissagem com rodas

 

 

Os helicópteros possibilitam, a partir do vôo estacionários, efetuar um pouso sem problemas em diversos tipos de terrenos. Os primeiros helicópteros tinham trens de aterrissagem inspirados nos dos aviões, capaz de assegurar pouso corridos com baixa velocidade absorvendo assim toda energia necessária a aterrissagem. Com o desenvolvimento dos helicópteros novas tecnologias mais simples e funcional foram desenvolvidas. Problemas, entre outros, como o da ressonância de solo foram devidamente cuidados em função das condições de trabalho dos helicópteros.

A vantagem dos trens de aterrissagem com rodas é permitir a aeronave se deslocar no solo pelos seus próprios meios. Isso é essencial à helicópteros de peso elevado que necessitam se afastar do heliponto (normalmente próximo dos hangares) para efetuar a decolagem

Trens do tipo patins - é o tipo de trem de pouso mais simples que utilizamos nos helicópteros. É leve, normalmente fabricado com travessas de aço carbono com esquis de alumínio com enchimento de espuma rígida. Serve para pouso em quase todos os tipos de terrenos e podem suportar opcionais para pouso em neve, com sapatas apropriada adaptada ao esqui, ou pouso na água com flutuadores também preso aos esquis.

 

  Voltar