Motores Alternativos de Aeronaves - 13

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Balanceamento do eixo de manivelas
 
Vibração excessiva em um motor, resulta não apenas em falha por fadiga da estrutura metálica, mas também causa rápido desgaste das partes móveis. Em alguns exemplos, a vibração excessiva é causada pelo desbalanceamento do eixo de manivelas. Eixos de manivelas são balanceados estática e dinamicamente.

Um eixo de manivelas está estaticamente balanceado quando o peso de todo o conjunto de moentes, braço da manivela e contrapesos, está balanceado em volta do eixo de rotação. Durante o teste de balanceamento estático do eixo de manivelas, ele é colocado sobre dois cutelos. Se o eixo tender a girar através de qualquer posição durante o teste, estará fora de balanceamento estático.

Um eixo de manivelas está dinamicamente balanceado, quando todas as forças criadas pela sua rotação e impulsões estão balanceados entre si, de maneira que pouca ou nenhuma vibração é produzida quando o motor está funcionando. Para reduzir ao mínimo a vibração durante o funcionamento do motor, amortecedores dinâmicos são incorporados ao eixo de manivelas.

Um amortecedor dinâmico é simplesmente um pêndulo, o qual é bem preso ao eixo de manivelas, de forma para que ele fique livre para se mover num pequeno arco. Ele está incorporado ao conjunto de contrapesos. Alguns eixos de manivelas incorporam dois ou mais desses conjuntos, cada um ligado a um diferente braço de manivela.

A distância em que o pêndulo se move, e sua freqüência de vibração, correspondem à freqüência dos impulsos de potência do motor. Quando ocorre a freqüência de vibração do eixo de manivelas, o pêndulo oscila fora do tempo, reduzindo, dessa forma, a vibração ao mínimo.

 
Amortecedores dinâmicos
 
A construção do amortecedor dinâmico utilizado em um motor, consiste de um contrapeso de aço com ranhuras, conectado ao braço da manivela. Dois pinos de aço em forma de carretel se prolongam pela ranhura, e passam através dos tubos superdimensionados nos contrapesos e braço da manivela. A diferença nos diâmetros entre os pinos e os furos provoca um efeito de pêndulo.
  
 Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva.
 

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