Motores Alternativos de Aeronaves - 15

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Pinos de articulação
 
Os pinos de articulação são de construção sólida, exceto quanto às passagens de óleo usinadas nos pinos, através das quais são lubrificadas as buchas. Esses pinos podem ser instalados por pressão nos furos dos flanges da biela mestra, de forma a evitar que eles girem. Pinos de articulação podem também ser instalados com um encaixe frouxo, de forma a evitar que eles possam girar nos furos dos flanges das bielas mestras e, também, nas buchas das hastes articuladas. Em cada tipo de instalação, uma chapa em cada lado retém o pino de articulação, evitando seu movimento lateral.
   
Biela plana
 
As bielas são usadas nos motores opostos e em linha. a extremidade ligada ao moente é encaixada com um mancal com capa ou em fenda. Os mancais com capa são presos através de parafusos. Para manter o balanceamento e a folga apropriados, as bielas devem sempre ser reinstaladas no mesmo cilindro e na mesma posição rotativa.
   
Biela tipo forquilha e pá
 
A biela tipo forquilha e pá, é um conjunto usado inicialmente nos motores tipo em "V". A biela bifurcada é dividida no terminal do pivô para prover espaço para a fixação da lâmina entre os pino. Um mancal simples bi-partido é usado na extremidade do braço de manivela.
   
Pistões
 
O pistão de um motor alternativo é uma parte do cilindro que se move para baixo e para cima dentro desse cilindro de aço. O pistão age como uma parede móvel dentro da câmara de combustão. Conforme o pistão se move para baixo no cilindro, ele aspira a mistura de ar/combustível. À medida em que ele se move para cima, comprime a carga, ocorre a ignição e os gases em expansão forçam o pistão para baixo. essa força é transmitida para o eixo de manivelas através da biela. No golpe de retorno, o pistão força os gases de escapamento para fora do cilindro.
   
Fabricação do Pistão
 
A maioria dos pistões de motores de aeronaves são usinados de forjamento de liga de alumínio.

Ranhuras são usinadas em suas faces externas para receberem os anéis do pistão e, aletas de refrigeração, estão instaladas em sua parte interna para grandes transferências de calor para o motor.

Os pistões do tipo sapata não são utilizados nos motores modernos de alta potência, porquê eles não proporcionam adequada resistência ao desgaste.

A face superior do pistão, ou cabeça, pode ser plana, convexa ou côncava.

Rebaixos pode m ser usinados na cabeça do pistão, afim de evitar interferência com as válvulas.

Seis ranhuras podem ser usinadas em volta do pistão para acomodar os anéis de compressão e de óleo. Os anéis estão instalados nas três ranhuras superiores; os anéis de controle de óleo estão instalados imediatamente acima do pino do pistão. O pistão é geralmente furado nas ranhuras dos anéis de controle de óleo, para permitir que o óleo excedente raspado das paredes do cilindro, pelos anéis de controle de óleo retorne para o cárter. Um anel raspador de óleo está instalado na base da parede do pistão ou saia, para evitar o consumo excessivo do óleo. As partes da parede do pistão que estão entre cada par de ranhura são chamados de anel plano.

Além de agir como um guia para a cabeça do pistão, a saia incorpora o orifício para passagem do pino do pistão. Os orifícios são construídos, de forma a permitir que as pesadas cargas sobre a cabeça do pistão sejam transferidas para o pino do pistão.

  
 Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva.
 

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