|Continua
| Voltar |
Você & a
Qualidade
A
qualidade na aeronáutica segue um caminho similar ao da qualidade em outros
segmentos do mercado. As empresas aeronáuticas envolveram-se em
diversas correntes de programas de qualidade. Nenhum programa de qualidade é
bom ou ruim em si mesmo. Mas se tratado com imprudência pode alterar as
estruturas organizacionais sem conseguir o efeito desejado e acabam
desestruturando ou burocratizando (engessando) a empresa. Programas como as
normas Série ISO 9000, Just-in-time, Kaban, CCQ, 5S e outros se tornaram
assuntos obrigatórios entre os profissionais da administração. Ao adotarem
tais sistemas, muitas empresas acabaram entrando no caos ou pelo mau uso e
abuso dos princípios ou mesmo pela falta de prática adequada aos conceitos
implantados. A qualidade só é possível com o planejamento, metas e,
principalmente, com a participação de todos.
Seu
"novo empregado", digo "seu novo sócio"
Todos nós
percebemos como as coisas mudaram nos dias atuais. Uma delas tem afetado,
diretamente, milhões de trabalhadores - o desemprego. É claro que existem várias
razões para que isto ocorra. A economia, a política cambial, os
melhoramentos de tecnologias, etc., independente da origem do problema, o
ideal é manter ou conseguir um novo emprego. Manter o emprego ou conseguir
outro em situação normal não é fácil e, nos dias de hoje, é muito mais
difícil. A solução é se enquadrar nos moldes exigidos para os novos
tempos. O desejo do empregador é encontrar funcionários com o perfil mais
adequado possível ao mercado de trabalho que se deseja empregar. A maioria
das pessoas pensa que a qualificação profissional depende do conhecimento
que se tem da sua profissão. Será que isso só basta? Sob a ótica atual, não.
Ë necessário que o funcionário tenha muito mais do que os conhecimentos da
sua profissão. É necessário, acima de tudo, que o novo candidato seja
comprometido, responsável, entenda a situação atual do efeito globalização,
tenha uma educação profissional compatível, tenha bom senso e
versatilidade. Observe, atentamente, que o funcionário passou a ser peça-chave
nas organizações e dele depende a sobrevivência delas. Logo, ninguém que
tenha bom senso vai pôr em risco os destinos de suas empresas, colocando
pessoas não preparadas para ocupar lugares estratégicos. Lembre-se, o
administrador está estudando e implantando novos métodos para obter
qualidade e produtividade. Você também deve investir e cuidar da sua vida
profissional como se ela fosse sua própria empresa, Você & CIA., afinal
tudo se resume na valorização do trabalho.