Motores Alternativos de Aeronaves - 09 |
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Seção difusora | ||||
A
seção do difusor ou do compressor é geralmente fundida em liga de
alumínio, muito embora, em alguns casos, a liga de magnésio mais leve
seja utilizada.
Esta seção dispõe de flange em sua periferia para ligar o conjunto do motor a sua estrutura ou berço, destinados a ligar o motor à fuselagem das aeronaves monomotoras ou à nacele da estrutura da asa nas aeronaves multimotoras. Os flanges podem ser de construção integral ou separável, como no caso dos berços flexíveis ou dinâmicos. O conjunto do berço suporta todo o motor, incluindo a hélice e, dessa forma, é projetado para prover ampla resistência quanto a rápidas manobras ou cargas. Devido a dilatação e contração e contração dos cilindros, as tubulações de admissão, as quais transportam mistura da câmara difusora através da passagem da válvula de admissão, são montadas para prover uma junta flexível e que deve ser à prova de vazamento. A pressão atmosférica sobre o lado externo do invólucro de um motor sem compressor, será maior que a pressão interna , especialmente, quando o motor for equipado com um compressor e operado em potência máxima, a pressão será consideravelmente maior interna que externamente ao invólucro. Se a conexão da junta flexível tiver um pequeno vazamento, o motor pode girar em marcha lenta alta devido a mistura pobre. Se o vazamento for maior, não se conseguirá marcha lenta. Com a manete toda aberta, um vazamento, provavelmente, não seria perceptível na operação do motor, mas a mistura ar/combustível poderia causar detonação ou danos nas válvulas e sedes das válvulas. Em alguns motores radiais, as tubulações de admissão têm comprimento considerável; em alguns motores em linha, essas tubulações estão em ângulos retos com relação aos cilindros. Nesses casos, a flexibilidade das tubulações de admissão ou de suas montagens, elimina a necessidade da junta flexível. Em qualquer caso, o sistema de indução deverá ser montado, de forma que não haja vazamento de ar nem altere a razão ar/combustível desejada. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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