Motores Alternativos de Aeronaves - 29 |
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Tempo de compressão | ||||
Após a válvula de admissão estar fechada, a continuação do movimento do êmbolo para cima comprime a mistura ar/combustível, para obter as características de queima e expansão desejadas. A
carga é queimada por meio de uma centelha elétrica, quando o êmbolo se
aproxima do ponto morto superior. O tempo de ignição varia de 20° a 35°
antes do ponto morto superior, dependendo do que seja requerido pelo motor
específico, para assegurar completa combustão da carga, no tempo em que
o êmbolo tiver passado ligeiramente do ponto morto superior. Muitos
fatores afetam a distribuição de ignição. O fabricante do motor gasta
tempo considerável em pesquisa e teste para determinar o melhor
ajustamento. Todos os motores incorporam dispositivos para ajuste da
distribuição de ignição, e, é mais importante que os sistema de ignição
seja regulado de acordo com as recomendações do fabricante do motor. |
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Tempo de potência | ||||
Quando
o êmbolo se move para o ponto morto superior, no fim do tempo de compressão,
e começa a descer no tempo de potência, ele é forçado para baixo pela
rápida expansão dos gases, queimando na cabeça do cilindro com uma força
que pode ser maior que 15 toneladas, à potência máxima de saída do
motor. A
temperatura de saída desses gases pode estar entre 1650°C e 2200°C. À
medida em que o êmbolo é forçado para baixo, durante o tempo de potência,
através da pressão que os gases queimados exercem sobre ele, o movimento
da biela para baixo é transformado em movimento de rotação pelo eixo de
manivelas. Então, o movimento de rotação é transmitido ao eixo da hélice
para acioná-la. Conforme
os gases queimados são expandidos, a temperatura cai para limites
seguros, antes de fluírem pelo escapamento. O
tempo de abertura da válvula de escapamento é determinado, entre outras
considerações, pela conveniência de utilizar as forças de expansão o
máximo possível, e de esvaziar o cilindro o mais completo e rapidamente
possível. A
válvula é aberta antes do ponto morto inferior no tempo de potência (em
alguns motores, de 50° a 75° antes do ponto morto inferior), enquanto
ainda existe alguma pressão no cilindro. Esse tempo é utilizado de forma
que a pressão possa forçar a saída dos gases através do escapamento, o
mais imediato possível. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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