Motores Alternativos de Aeronaves - 35 |
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Potência de atrito | |
Potência
de atrito é a potência indicada menos a potência de freio. É a potência
usada por um motor para vencer o atrito entre as partes móveis, aspirar
combustível, expulsar os gases de escapamento, acionar bombas de óleo e
combustível, e similares. |
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Pressões efetivas médias de freio e de atrito | |
A
PE.M.I. (pressão efetiva média indicada), discutida anteriormente, é a
pressão média produzida na câmara de combustão durante o ciclo de
operação, e é uma expressão teórica de potência sem fricção,
conhecida como potência indicada. Além
de desprezar completamente a potência perdida por atrito, a potência
indicada não informa quanta potência real é entregue ao eixo da hélice
para produzir trabalho útil. Contudo, está relacionada com a pressão
real, a qual ocorre no cilindro e pode ser usada como uma medida dessas
pressões. Para
registrar a perda por atrito e a potência líquida de saída, a potência
indicada de um cilindro pode ser conceituada como duas potências
separadas, cada uma produzindo um efeito diferente. A primeira vence o
atrito interno, e a potência assim consumida é conhecida como potência
de atrito. A segunda, conhecida como potência de freio, produz trabalho
útil para o eixo da hélice. Logicamente, por conseguinte, a porção de
P.E.M.I. que produz potência de freio, é denominada PE.M.E (pressão
efetiva média de atrito). A P.E.M.I. é uma expressão útil da potência
total de saída do cilindro, mas não é a quantidade física real. Da
mesma forma, P.E.M.A. e P.E.M.F. são teóricas, mas expressões úteis
das perdas por atrito e potência líquida de saída. Embora
P.E.M.F. e P.E.M.A. não existam de fato, no cilindro elas provêem meios
convencionais de se representar os limites de pressão ou taxas de
desempenho do motor, por toda sua faixa de operação. Isto é verdade,
desde que haja um relacionamento entre P.E.M.I., P.E.M.F. e P.E.M.A. Se o BHP for conhecido o P.E.M.F. pode ser calculado por meio da seguinte equação: P.E.M.F. = BHP x 33.000 / LANK Exemplo: Dado: Calcule P.E.M.F.
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BHP | = 1000 |
Curso | = 6" |
Diâmetro interno do cilindro | = 5,5" |
RPM | = 3.000" |
Número de cilindros | = 12 |
Calcule
o comprimento do curso (em pés):
L = 0,5 Calcule a área do cilindro A
= 1/4 ¶ D² Calcule o número de tempos de potência por minuto: N = 1/2 x RPM = 1/2 x 3.000 = 1.500 Substituindo na equação: P.E.M.F. = 1000 x 33000 / 0,5 x 23,76 x 1500 x 12 = 154,33 ibl / pol² |
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Potência de empuxo | |
Potência de empuxo pode ser considerada como
resultado do trabalho conjunto do motor e da hélice.
Se uma hélice pudesse ser projetada para ser 100% eficiente, o empuxo e a potência freio seriam os mesmas. Contudo, a eficiência da hélice varia com a velocidade do motor, atitude, altitude, temperatura e velocidade do ar; portanto, a razão da potência de empuxo e a potência ao freio entregue para o eixo da hélice nunca serão iguais. Por exemplo, se um motor desenvolve 1.000 BHP e é usado com uma hélice com eficiência de 85%, a potência de empuxo dessa combinação motor-hélice é 85% de 1 .000 ou 850 HP de empuxo. Dos quatro tipos de potência discutidos, é a potência de empuxo que determina o desempenho do conjunto motor-hélice. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | |
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