externo ao motor;
c. esse fluido
pode ser interno ou externo ao motor;
d. nada podemos
afirmar com relação ao fluido de trabalho;
6. O principal fluido utilizado para propulsão para
a maioria dos motores térmicos é:
a. o ar
atmosférico;
b. a mistura ar
combustível;
c. os gases
queimados;
d. sub-produtos da
combustão;
7. Os motores que geralmente utilizam, para a força
de propulsão, o mesmo fluido para realizar o trabalho do motor,são:
a. os motores
alternativos;
b. os motores
turbo-eixo;
c. os motores com
turbina livre;
d. os motores a
jato;
8. O motor que transporta o seu próprio combustível
é o motor:
a. estatoreator;
b. pulsojato;
c. foguete;
d. alternativo;
9. São métodos básicos de compressão, mais usado
e mais comuns, nos motores aeronáuticos:
a. compressão por
compressor;
b. compressão
devido a velocidade;
c. compressão
devido a combustão;
d. compressão por
pistão;
10. Enumere as colunas; com relação aos diversos
tipos de motores podemos afirmar:
11. A potência dos motores alternativos são medidas
em:
a. libras de
empuxo;
b. libras de
pressão ( ao freio);
c. cavalo força
(ao freio);
d. em empuxo e
cavalo força (ao freio);
12. A potência dos motores a reação são medidas
em:
a. libras de
empuxo;
b. libras de
pressão ( ao freio);
c. cavalo força
(ao freio);
d. em empuxo e
cavalo força (ao freio);
13. Para converter empuxo em cavalo força de empuxo
devemos considerar:
a. a velocidade da
aeronave;
b. a altitude;
c. a pressão
atmosférica;
d. a conversão é
direta sem necessidade de parâmetros adicionais;
14. Em um motor a sigla B.H.P. significa:
a. peso
específico;
b. cavalo força
ao freio;
c. cavalo força
de empuxo;
d. milhas por
hora;
15. O peso específico de um motor alternativo é a
relação entre:
a. peso do motor
por consumo de combustível;
b. peso do motor
por BHP;
c. consumo de
combustível por BHP;
d. peso da
aeronave e peso do motor;
16. O consumo espe c ífico de um motor alternativo é a
relação entre:
a. peso do motor
por consumo de combustível;
b. peso do motor
por BHP;
c. consumo de
combustível por BHP;
d. peso do motor
por empuxo;
17. O consumo específico de um motor a reação é a
relação entre:
a. consumo de
combustível em libras por hora (lbs/h) dividido pelo empuxo (lbs);
b. peso do motor
por BHP;
c. consumo de
combustível por libras;
d. peso do motor
por empuxo(lbs);
18. O consumo específico para motores turboélice é
a relação entre:
a. consumo de
combustível em libras por hora (lbs/h) dividido pelo empuxo (lbs)
b. peso do motor
por SHP (potência no eixo);
c. consumo de
combustível em libras por hora (lbs/h) por SHP (potência no eixo);
d. peso do motor
por empuxo(lbs);
19. Os motores com melhor economia em altas
velocidades (comparando os quatro modelos abaixo) são os motores:
a. turboélices;
b. alternativos;
c. turboeixos;
d. turbojatos;
20. A confiabilidade dos motores aeronáuticos devem
satisfazer as exigências:
a. operadores;
b. fabricantes;
c. autoridades
aeronáutica;
d. as
alternati
v as
b e c estão corretas;
Avaliação Técnica Descritiva
Descreva as segui
ntes partes de um motor
convencional de quatro tempos:
1.
Cárter
- defina as suas
funções e suas características de resistência mecânica, etc
2. Cilindro - suas partes e
funções, sistema de arrefecimento, câmara de combustão, paredes internas,
lubrificação, etc.
3. Pistão - suas partes e
funções, sistema de lubrificação, aneis de segmento, etc.
4. Válvula de admissão - sua
função, funcionamento e comando, etc.
5. Válvula de descarga - sua
função, funcionamento e comando, etc.
6. Biela - suas funções,
fixação, etc.
7. Eixo manivelas - sua
função, funcionamento, fixação, etc.
Nome do aluno:
Local e data:
Referencia: Apostila GMP - DAC , capítulo 1 páginas de
1.1 à 1.3 e 1.6 + aulas expositiva.