Avaliação de Motores Alternativos

Teste - 01

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O teste é individual. Algumas alternativas podem conter mais de uma resposta correta. Neste caso, se apenas uma resposta for assinalada e a questão tiver outra resposta certa não assinalada, a resposta está incompleta e será considerada "errada". Leia com atenção antes de responder as questões. Tempo do teste 120 minutos.

1. Para que uma aeronave permaneça em vôo com velocidade constante deve existir um empuxo igual e em direção oposta ao arrasto. Esse empuxo ou força propulsora é normalmente é fornecido por um(a):

a.motor a reação;

b.motor convencional;

c.motor térmico;

d.hélice;

2. A finalidade básica de um motor é de a energia:

a.calorífica contida num combustível em energia térmica;

b.térmica em energia elétrica;

c.elétrica em energia mecânica;

d.térmica em mecânica;

3. A conversão de energia feita através de um motor, normalmente é feita por meio de:

a.ar atmosférico;

b.fluxo de uma massa de um fluido;

c.pelo combustível injeta na câmara;

d.pela mistura ar combustível

4. A energia calorífica liberada em um motor é obtida em uma posição do ciclo onde a pressão é:

a. igual a da atmosfera;

b.inferior a da atmosfera;

c.superior a da atmosfera;

d.nada se pode afirmar, em cada motor acontece de modo diferente;

5. A força de propulsão é obtida através do deslocamento de um fluido de trabalho. Podemos afirmar que:

a.esse fluido obrigatoriamente é gerado dentro do motor;

b.esse fluido é obrigatoriamente externo ao motor;

c.esse fluido pode ser interno ou externo ao motor;

d.nada podemos afirmar com relação ao fluido de trabalho;

6. O principal fluido utilizado para propulsão para a maioria dos motores térmicos é:

a.o ar atmosférico;

b.a mistura ar combustível;

c.os gases queimados;

d.sub-produtos da combustão;

7. Os motores que geralmente utilizam, para a força de propulsão, o mesmo fluido para realizar o trabalho do motor,são:

a.os motores alternativos;

b.os motores turbo-eixo;

c.os motores com turbina livre;

d.os motores a jato;

8. O motor que transporta o seu próprio combustível é o motor:

a.estatoreator;

b.pulsojato;

c.foguete;

d.alternativo;

9. São métodos básicos de compressão, mais usado e mais comuns, nos motores aeronáuticos:

a.compressão por compressor;

b.compressão devido a velocidade;

c.compressão devido a combustão;

d.compressão por pistão;

10. Enumere as colunas; com relação aos diversos tipos de motores podemos afirmar:

01 o fluido de trabalho é utilizado no ciclo do motor; motores com compressor a turbina
02 energia mecânica transformada em força de propulsão motores estatoreator
03 usam compressão do fluido de trabalho motores foguetes
04 usam compressor tipo pistão motores turboeixo
05 aumento da combustão devido a pressão motores alternativos
06 devem ser eficiente, confiáveis e econômicos motores a jato
07 usam compressores à turbina motores térmicos
08 usam o ar de impacto devido a velocidade motores aeronáuticos
09 usam o fluido de trabalho na propulsão hélice
10 converte energia calorífica em energia mecânica motores alternativos

11. A potência dos motores alternativos são medidas em:

a.libras de empuxo;

b.libras de pressão ( ao freio);

c.cavalo força (ao freio);

d.em empuxo e cavalo força (ao freio);

12. A potência dos motores a reação são medidas em:

a.libras de empuxo;

b.libras de pressão ( ao freio);

c.cavalo força (ao freio);

d.em empuxo e cavalo força (ao freio);

13. Para converter empuxo em cavalo força de empuxo devemos considerar:

a.a velocidade da aeronave;

b.a altitude;

c.a pressão atmosférica;

d.a conversão é direta sem necessidade de parâmetros adicionais;

14. Em um motor a sigla B.H.P. significa:

a.peso específico;

b.cavalo força ao freio;

c.cavalo força de empuxo;

d.milhas por hora;

15. O peso específico de um motor alternativo é a relação entre:

a. peso do motor por consumo de combustível;

b. peso do motor por BHP;

c. consumo de combustível por BHP;

d. peso da aeronave e peso do motor;

16. O consumo específico de um motor alternativo é a relação entre:

a. peso do motor por consumo de combustível;

b. peso do motor por BHP;

c. consumo de combustível por BHP;

d. peso do motor por empuxo;

17. O consumo específico de um motor a reação é a relação entre:

a. consumo de combustível em libras por hora (lbs/h) dividido pelo empuxo (lbs);

b. peso do motor por BHP;

c. consumo de combustível por libras;

d. peso do motor por empuxo(lbs);

18. O consumo específico para motores turboélice é a relação entre:

a. consumo de combustível em libras por hora (lbs/h) dividido pelo empuxo (lbs)

b. peso do motor por SHP (potência no eixo);

c. consumo de combustível em libras por hora (lbs/h) por SHP (potência no eixo);

d. peso do motor por empuxo(lbs);

19. Os motores com melhor economia em altas velocidades (comparando os quatro modelos abaixo) são os motores:

a. turboélices;

b. alternativos;

c. turboeixos;

d. turbojatos;

20. A confiabilidade dos motores aeronáuticos devem satisfazer as exigências:

a. operadores;

b. fabricantes;

c. autoridades aeronáutica;

d.as alternativas b e c estão corretas;

Avaliação Técnica Descritiva

Descreva as seguintes partes de um motor convencional de quatro tempos:

1. Cárter - defina as suas funções e suas características de resistência mecânica, etc

2. Cilindro - suas partes e funções, sistema de arrefecimento, câmara de combustão, paredes internas, lubrificação, etc.

3. Pistão - suas partes e funções, sistema de lubrificação, aneis de segmento, etc.

4. Válvula de admissão - sua função, funcionamento e comando, etc.

5. Válvula de descarga - sua função, funcionamento e comando, etc.

6. Biela - suas funções, fixação, etc.

7. Eixo manivelas - sua função, funcionamento, fixação, etc.

Nome do aluno: 

Local e data:

Referencia: Apostila GMP - DAC, capítulo 1 páginas de 1.1 à 1.3 e 1.6 + aulas expositiva.

 

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