Motores Alternativos de Aeronaves - 03

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Motor convencional radial de 09 cilindros instalado sobre um avião bi-plano com hélice de passo fixo.

 
Economia de combustível
 
O parâmetro básico para descrever a economia de combustível de motores aeronáuticos é geralmente o consumo específico.

O consumo específico de combustível para turbo jatos e estratojatos é o fluxo de combustível (Lbs.h) dividido pelo empuxo (Lbs); e para motores alternativos o fluxo de combustível (Lbs.h) dividido pelo B.H.P.

São denominados: "consumo específico por unidade de empuxo" e "consumo específico por B.H.P." respectivamente.

O consumo específico equivalente é utilizado para motores turboélices, e é o fluxo em libras por hora dividido pela equivalente potência no eixo.

Comparações podem ser feitas entre os diversos motores com relação à base de consumos específico.

À baixa velocidade, os motores alternativos e turboélices têm melhor economia que os motores turbojatos. 

Contudo, à alta velocidade, devido a perdas na eficiência da hélice, a eficiência dos motores alternativos ou turboélices torna-se menor que a dos turbojatos.

 
Durabilidade e Confiabilidade
 
Durabilidade e confiabilidade são geralmente considerados fatores idênticos, uma vez que é difícil mencionar um sem incluir o outro.

Um motor de aeronave é confiável quando pode quando pode manter seu desempenho dentro de uma classificação específica, em variações amplas de atitudes de vôo, sob condições atmosféricas extremas.

Padrões de confiabilidade de motores devem satisfazer as exigências da autoridade aeronáutica, do seu fabricante e do fabricante do seu produto através do projeto, pesquisa e teste. 

Um, rígido controle de fabricação e de procedimentos de montagem é mantido, e cada motor é testado antes de sair de fábrica.

Durabilidade é o tempo de vida do motor, enquanto mantém a confiabilidade desejada.

O fato do motor ter completado com sucesso seu ensaio de carga estática, indica que ele pode ser operado de forma normal por um longo período, antes de requerer uma revisão geral. Contudo, intervalos definidos de tempo entre revisão geral, não é especificado ou implicado na classificação do motor.

O TBO (intervalo entre revisões), varia com as condições de operação do motor, tais como temperaturas, duração do tempo em que o motor é operado em alta potência e manutenção recebida.

Confiabilidade e duração são, dessa forma, criadas no motor por seu fabricante, porém a confiabilidade continuada desse motor é determinada pela manutenção, revisão geral e pessoal operador.

Manutenção e métodos de revisão, cuidadosas inspeções periódicas e de pré-vôo e estrita observância dos limites de operação estabelecidos pelo fabricante, tornarão a falha do motor uma rara ocorrência.

  
Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva.
 

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