Motores Alternativos de Aeronaves - 02

| Maiores informações Voltar | Anterior | Próxima |

  

Motor convencional radial instalado sobre um avião com hélices de passo variável

Comparação dos motores de aeronaves:
Além das diferenças citadas anteriormente, existem diferenças de adequabilidades para os diferentes tipos de aeronaves.
  
Exigências gerais:eficiência economia e durabilidade
  
Economia - o motor deve ser econômico quanto ao consumo de combustível, quanto ao custo da sua obtenção original, quanto ao custo de manutenção e atender às exigências rigorosas da razão da eficiência com baixo peso de unidade por potêncial.
  
Confiabilidade - o motor deve ser capaz de prover alta potência de saída sem sacrifício da confiabilidade. Para isso:

Deve ter durabilidade para operar por longos períodos entre revisões.  Deve ser compacto e ter fácil acesso para manutenção.

Deve contar com um eficiente sistema de ignição que deverá entregar para velas e ignitores energia de alta potência no tempo exato, em qualquer condição de tempo.
Deve entregar o combustível na proporção correta para o ar ingerido pelo motor, independente da altitude ou condição de tempo nas quais o motor está sendo operado.
Deve ter um sistema de lubrificação e arrefecimento, fornecido sob pressão adequada a todas as peças móveis quando ele estiver em funcionamento.
Deve ser isento de vibrações excessivas e deve funcionar em grandes altitudes e velocidades. Ele deve ser montado em suportes que amorteçam as vibrações quando tiver operando.
Deve dispor de dispositivos medidores necessários para o monitoramento de todos os parâmetros do motor. O piloto deve ter conhecimento a todo instante das condições de funcionamento do seu motor.
     
Potência e Peso
  
O rendimento útil de todo motor de aeronave é o empuxo, a força que impele a aeronave. A potência do motor alternativo é medida em BHP - cavalo força ao freio. A potência medida nos motores a reação é medida em libras de empuxo. Entre ambos não pode ser feita uma comparação direta.

Contudo uma vez que a combinação motor alternativo/hélice recebe o empuxo da hélice, a comparação pode ser feita convertendo o cavalo força, desenvolvido pelo motor alternativo para empuxo (THP - cavalo força de empuxo).

Se desejado, o empuxo de um motor de turbina a gás pode ser convetido em THP - cavalo força de empuxo. Porem é necessário a velocidade da aeronave.

  
Esta conversão pode ser feita pela fórmula abaixo:

THP = empuxo x velocidade da aeronave em MPH / 375 libras-milhas por hora

   
É necessário calcular o cavalo-força para velocidade de uma aeronave, uma vez que o cavalo-força varia com a velocidade. Portanto não é prático comparar o rendimento de motor a turbina na base do cavalo força.
  
Os motores de aeronaves operam a uma percentagem relativamente alta da sua potência máxima durante sua vida em serviço. Durante uma decolagem o motor está sempre em potência máxima. Ele pode manter esta potência por um período, até o limite estabelecido pelo fabricante.Raramente o motor é mantido a potência máxima por mais de 2 minutos e usualmente nem atinge este tempo todo. Após a aeronave atingir a altitude de cruzeiro o motor é reduzido e pode ser mantido assim enquanto durar o vôo.

Se o peso de um motor dado por BHP (peso específico do motor) diminui, a carga útil que uma aeronave pode transportar e a performance da aeronave aumentam. Cada libra a mais no peso de um motor, reduz seu desempenho. Enormes ganhos, reduzindo o peso dos motores de aeronaves através de melhorias de projeto e metalurgia tem resultado em motores alternativos, produzindo 1 hp por libra de peso ou menos.

Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva.

| Maiores informações Voltar | Anterior | Próxima |

    

© 2000 Aerotecnologia LTDA - Especializada em Helicópteros
Todos os direitos reservados.