Motores Alternativos de Aeronaves - 05

| Maiores informações Voltar| Anterior | Próxima |

   

 

Motor convencional em linha e cilindros opostos, instalado sobre um avião de asa alta e hélice de passo variável

   
Tipos de motores alternativos
 
Muitos tipos de motores alternativos já foram projetados. Contudo, fabricantes têm desenvolvido alguns projetos que são geralmente mais utilizados que outros e são, portanto, reconhecidos como convencionais.

Motores alternativos podem ser classificados de acordo com a montagem dos cilindros com relação ao eixo de manivelas (em linha, em V, radial e opostos) ou de acordo com o método de refrigeração (a líquido ou a ar).

Realmente, todos os motores são refrigerados através da transferência do excesso de calor para o ar ao seu redor.

Nos motores refrigerados a ar, essa transferência de calor é feita diretamente dos cilindros para o ar. 

Nos motores refrigerados a líquido, o calor é transferido dos cilindros para o refrigerante, o qual é enviado por tubulações e resfriado dentro do radiador, instalado no fluxo de ar. O radiador deve ser suficientemente grande para resfriar o líquido para eficiência.

O calor é transferido para o ar mais devagar que para o líquido, portanto, é necessário prover finas aletas metálicas nos cilindros, para uma efetiva troca de calor. A maior parte dos motores aeronáuticos é refrigerada a ar.

 
 Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva.
 

| Maiores informações Voltar| Anterior | Próxima |

    

© 2000 Aerotecnologia LTDA - Especializada em Helicópteros
Todos os direitos reservados.