Motores Alternativos de Aeronaves - 22 |
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Válvulas | ||||
A
mistura ar combustível entra nos cilindros através das passagens das
válvulas de admissão, e os gases queimados são expelidos através das
passagens das válvulas de escapamento.
A cabeça de cada válvula abre e fecha essas passagens nos cilindros. As válvulas utilizadas em motores de aeronaves são do tipo gatilho convencional. As denominações dos tipos de válvulas são também em função de sua forma e, são ainda, chamadas de cogumelo ou tulipa, devido a sua semelhança com a forma dessas plantas. |
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Construção das válvulas | ||||
As válvulas nos cilindros do
motor de uma aeronave estão sujeitas a altas temperaturas, corrosão e
tensão de operação; com isso, a liga metálica nas válvulas tem que
resistir a todos esses fatores. Devido ao fato das válvulas de
admissão trabalharem em temperaturas mais baixas que as temperaturas das
válvulas de escapamento, elas podem ser fabricadas de aço cromo-níquel.
As válvulas de escapamento são geralmente fabricadas de nicromo, silcrômo
ou aço cobalto-cromo. A cabeça das válvulas tem uma
face retificada, a qual forma um selo contra a sede na cabeça do
cilindro, quando a válvula está fechada. A face da válvula é
geralmente retificada para um ângulo de 30° ou 45°. Em alguns motores a
face da válvula de admissão é retificada para um ângulo de 30° e a
face da válvula de escapamento, retificada para um ângulo de 45°. As
faces das válvulas são freqüentemente
mais duráveis por meio da aplicação de um material denominado
estelita, cerca de 1/16" dessa liga é soldada à face da válvula, e
retificada para o ângulo correto. A estelita é resistente à corrosão
por altas temperaturas e, também resiste ao choque e desgaste, associados
à operação da válvula. Alguns fabricantes de válvulas usam um
revestimento de nicromo. O nicromo é utilizado com a mesma finalidade da
estelita. A
haste da válvula tem sua superfície endurecida para resistir ao desgaste
causado pelo seu deslocamento atravez da guia de válvula. O pescoço é a
parte que forma ajunção entre a cabeça e a haste. A extremidade da válvula
é endurecida para resistir ao martelamento do balancim, quando ele abre a
válvula. Uma ranhura usinada na haste, próximo à extremidade, recebe o
anel freno dela. Esse mecanismo forma uma trava para prender a arruela da
mola de retenção no lugar. Algumas
válvulas de admissão e de escapamento são ocas e, parcialmente,
cheias com sódio metálico. Esse material é utilizado porque é um
excelente condutor de calor. O sódio irá fundir a aproximadamente 1 10°C,
e o movimento alternativo da válvula faz circular o sódio líquido,
facilitando a retirada de calor da cabeça da válvula para a haste, onde
é dissipado através da guia da cabeça do cilindro e das aletas de
refrigeração. Então, a temperatura de operação da válvula pode ser
reduzida tanto a 167°C como a 230°C. Sob
nenhuma circunstância deve uma válvula cheia de sódio ser cortada, ou
sujeita a tratamento, o qual possa causar ruptura. A exposição do sódio,
dessas válvulas ao ar exterior, irá resultar em fogo ou explosão com
possíveis ferimentos no pessoal. As
válvulas de admissão comumente mais utilizadas, têm haste sólida, e as
cabeças são na forma plana ou de tulipa. Válvulas de admissão, para
motores de baixa potência, são geralmente de cabeça plana. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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