Motores Alternativos de Aeronaves - 27 |
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Eixo da Hélice | ||||
Os eixos de hélices podem ser de três tipos principais: cônico, estriado ou flangeado. Eixos cônicos são identificados pelos números de conicidade. Os eixos estriados e flangeados são identificados pelos números SAE. O
eixo de hélice, da maioria dos motores de baixa potência de saída, é
forjado como parte do eixo de manivelas. Ele é cônico e provido de uma
fenda serrilhada, de forma a permitir que o cubo da hélice seja fixado ao
eixo. O rasgo da chaveta e indicador de posição ("key index")
da hélice está relacionado ao ponto morto superior do cilindro número
1. A ponta do eixo da hélice é rosqueada para receber a porca de retenção
da hélice. Eixos de hélice cônicos são comuns tanto em motores mais
antigos, quanto em motores em linha. O
eixo de uma hélice de motor com alta potência de saída, geralmente é
estriado. Ele é rosqueado em uma extremidade, para fixar a porca do cubo
da hélice. O
mancal de empuxo, o qual absorve o empuxo da hélice, está localizado em
torno do eixo e transmite o empuxo para a carcaça da seção do nariz. O
eixo é rosqueado para receber a porca de retenção do mancal de empuxo.
Na parte sobressalente à carcaça (entre as duas partes roscadas), estão
localizadas as estrias para receber o cubo da hélice. O eixo é
geralmente usinado de uma liga de aço forjado por todo o seu comprimento. |
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Motores Alternativos - Princípios de Funcionamento | ||||
Um
estudo dessa seção ajudará no entendimento dos princípios básicos de
operação dos motores alternativos. Os princípios que governam o
relacionamento entre a pressão, volume e temperatura dos gases são os
princípios básicos da operação do motor. misturada
com ar, forçada para dentro do cilindro, comprimida por meio de uma êmbolo,
e então inflamada através de uma centelha. A conversão da energia calorífica,resultante
em energia mecânica e, daí em trabalho, é levada a termo dentro do
cilindro. O
ciclo de operação de um motor alternativo de combustão interna, inclui
a série de eventos requerida para introduzir, comprimir, inflamar,
queimar e expandir a carga ar/combustível dentro do cilindro, e para
recuperar ou descarregar os sub-produtos do processo de combustão. Uma
válvula no topo ou cabeça do cilindro se abre para permitir o
escapamento dos gases queimados, e o movimento do eixo de manivelas e da hélice
força o êmbolo a retornar para cima, no cilindro, onde estará pronto
para novo evento no ciclo. Então, abre-se outra válvula na cabeça do
cilindro para deixar entrar uma nova carga da mistura ar/combustível. A
válvula que permite a saída dos gases queimados é chamada de válvula
de escapamento, e a válvula pela qual entra a carga de mistura ar/
combustível é denominada válvula de admissão. Essas válvulas são
abertas e fechadas mecanicamente nos tempos apropriados, por meio do
mecanismo de operação das válvulas. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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