Motores Alternativos de Aeronaves - 26 |
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Mancais de roletes | ||||
Mancais
de roletes são fabricados de muitos tipos e formas, porém os dois
tipos geralmente usados nos motores de aeronaves são os roletes retos e
de roletes cônicos. Mancais
de roletes retos, são utilizados onde esse mancal está sujeito apenas a
cargas radiais. Eles são utilizados como mancais principais dos eixos de
manivelas, nos motores de aeronaves de alta potência e, também em situações
onde as cargas radiais são elevadas. |
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Engrenagens de redução da hélice | ||||
A
potência elevada entregue por um motor de alta potência, resulta da alta
rotação do eixo de manivelas. Sempre
que a velocidade das pontas das pás se aproxima da velocidade do som, a
eficiência da hélice diminui rapidamente. A prática geral tem sido
prover engrenagens de redução para hélices de motores, cujas
velocidades são acima de 2.200 RPM, porque a eficiência da hélice
diminui rapidamente acima dessa velocidade. Uma
vez que as engrenagens de redução têm que resistir a tensões
extremamente altas, elas são usinadas em aço forjado. Existem em uso
muitos tipos de sistemas de redução. Os três tipos comumente mais
utilizados são: (1)
Planetário de dentes retos; (2)
Planetário de dentes chanfrado; (3)
Pinhão cilíndrico. Os
sistemas de engrenagens de redução do tipo planetário são usados com
motores radiais e opostos; e os de dentes retos e pinhão cilíndrico são
usados com os motores do tipo em linha e em "V". Dois desses
tipos, o planetário de dentes retos e o planetário de dentes chanfrados,
são aqui discutidos. O
anel é preso ao eixo da hélice, e as engrenagens planetárias unidas
tanto à engrenagem sol quanto a sino estacionária ou anel. A engrenagem
estacionária é presa ou estriada na carcaça da seção central. Quando
o motor está em operação, a engrenagem sol gira. Estando as engrenagens
combinadas com o anel, elas também têm que girar. Uma vez que, também
estão engrazadas com a engrenagem estacionária, elas irão caminhar ou
rolar em torno da mesma, à medida em que ela gira; e o anel no qual estão
montadas irá girar o eixo da hélice na mesma direção do eixo de
manivelas, mas a uma velocidade reduzida. Em
alguns motores, a engrenagem sino é montada no eixo da hélice, e a
engrenagem do pinhão planetário é ali fixada. A engrenagem sol é
encaixada por estrias ao eixo de manivelas e, dessa forma, age como uma
engrenagem acionadora. Nessa montagem, a hélice move-se a uma velocidade
reduzida, porém em direção contrária a do eixo de manivelas. No
sistema de engrenagens de redução do tipo planetário de dentes
chanfrados, a engrenagem acionadora é usinada com dentes externos
chanfrados e presa ao eixo de manivelas. Um
conjunto de engrenagens de pinhão cônico conjugado, é montado na caixa
ligada ao eixo da hélice. As engrenagens pinhão, são acionadas pela
engrenagem acionadora, e, giram em torno da engrenagem estacionária, a
qual é presa por parafusos ou por estrias à carcaça da seção frontal.
O empuxo das engrenagens tipo pinhão cônico é absorvido pelo empuxo de
um mancal de esferas de projeto especial. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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