Motores Alternativos de Aeronaves - 33 |
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Potência indicada | ||||
A
potência indicada, produzida por um motor, é a potência calculada da
pressão efetiva média e de outros fatores, os quais afetam a potência
de saída de um motor. Potência indicada é a potência desenvolvida na câmara de combustão sem referência a perdas por atrito no interior do motor. Essa
potência é calculada como função da pressão real do cilindro,
observada durante a operação do motor. Para facilitar o cálculo da potência
indicada, um dispositivo mecânico, ligado ao cilindro, risca a pressão
real existente no cilindro durante um ciclo completo de operação. Observamos
que a pressão do cilindro aumenta no tempo de compressão, alcança o
pico após o ponto morto superior, e então diminui à medida que o êmbolo
se desloca para baixo, no tempo de potência. Uma
vez que a pressão do cilindro varia durante o ciclo de operação, uma
pressão média é registrada, linha AB, essa pressão média, se aplicada
durante o tempo de potência, invariavelmente produzirá a mesma
quantidade de trabalho que a pressão variável produziria nesse mesmo período.
Essa pressão média é conhecida como pressão efetiva média, e está
incluída no cálculo da potência indicada com outras especificações do
motor. Se
as características e a pressão efetiva média indicada de um motor são
conhecidas, é possível calcular a razão de potência indicada. A
potência indicada para um motor de quatro tempos pode ser calculada pela
fórmula seguinte, na qual os símbolos ou letras que constituem o
numerador são colocados de maneira a formar a palavra "PLANK",
com a finalidade de ajudar na memorização da referida fórmula: POTÊNClA
= PLANK / 33.000 ONDE: P
= pressão efetiva média indicada (em PSI) L
= Comprimento do curso (em PÉS ou fração) A
= Área da cabeça do pistão ou sa seção reta do cilindro (em sq. in.) N
= Número de tempos de potência por minuto:
RPM / 2 Na
fórmula acima, a área do êmbolo multiplicada pela pressão efetiva média
indicada, dá a força que atua sobre o pistão em polegadas. Essa força,
multiplicada pelo comprimento do curso, em pés, dá o trabalho
desenvolvido em um tempo de potência, o qual multiplicado pelo número de
tempos de potência por minuto, fornece o número de lb.pé por minuto, de
trabalho produzido por um cilindro. Multiplicando-se
esse resultado pelo número de cilindros do motor, encontramos a
quantidade de trabalho desenvolvido em Ib.pé pelo motor. Uma vez que HP
é definido como 0 trabalho produzido à razão de 33.000 Ib.pé por
minuto, o número total de Ib.pé de trabalho desenvolvido pelo motor é
dividido por 33.000 para se encontrar a potência indicada. EXEMPLO DADOS: Pressão efetiva media indicada (P) = 165 PSI CURSO
(L) = 6" ou 0,5 PÉ Diâmetro interno do cilindro (A) = 5,5" RPM
= 3.000 Número
de cilindros (K) = 12 HP
lNDICADA = PLANK* / 33.0D0 LB PE/ MIM
(*Encontre a HP indicada) A é calculado usando-se a equação: A
= 1/4 ¶ D² A = 1 /4 x 3,1416 x 5,5 x 5,5 = 23,76 POL² N
é calculado multiplicando-se a RPM por N = x3.000 = 1 .500 RPM Agora,
substituindo na fórmula: HP INDICADA = |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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