Motores Alternativos de Aeronaves - 32 |
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Taxa de compressão | ||||
Todo
motor de combustão interna tem que comprimir a mistura ar/combustível,
para receber uma quantidade razoável de trabalho em cada tempo de potência.
A carga ar/combustível em um cilindro pode ser comparada com uma mola
helicoidal, em que, quanto mais é comprimido, mais trabalho é
potencialmente capaz de realizar. A
razão de compressão de um motor, é uma comparação do volume de um
cilindro quando o êmbolo está no ponto morto inferior, e o volume quando
ele está no ponto morto superior. Para
compreender inteiramente as limitações localizadas na razão de compressão
deve-se entender a pressão de admissão e seus efeitos. Pressão
de admissão é a pressão média absoluta da carga de ar ou ar/combustível
na entrada, e é medida em polegadas de mercúrio. A pressão de admissão
depende da velocidade do motor (posição da manete) e do compressor. O
compressor interno acionado por motor (ventoinha), e o compressor externo
acionado pelos gases de escapamento (turbo), são geralmente compressores
do tipo centrífugo. A operação desses compressores aumenta o peso da
carga que entra no cilindro. Quando um ou ambos são usados com um motor
de aeronave, a pressão de admissão pode ser consideravelmente mais
elevada que a pressão atmosférica. A
vantagem dessa condição, é que uma quantidade maior de carga é forçada
em um dado volume de cilindro, resultando em uma potência maior. Por
exemplo, se um motor operou com pressão de admissão de 30"Hg, com
uma razão de compressão de 7:1, a pressão no instante anterior ã ignição
foi de aproximadamente 210"Hg. Contudo, em uma pressão de admissão
de 60"Hg, a pressão seria 420"Hg. Sem
entrar em detalhes, foi mostrado que o tempo de compressão aumenta o
efeito da variação de pressão de admissão e, o aumento de ambos, afeta
a pressão da carga de combustível, exatamente no momento que antecede a
ignição. Se a pressão nesse instante se tornar muito alta, ocorrerá
ignição prematura ou detonação, produzindo superaquecimento. Uma
das razões para utilização de motores com elevadas razões de compressão
é obter uma maior economia de combustível, ou seja, converter mais
energia térmica em trabalho útil do que é obtido em motores com baixa
taxa de compressão; uma vez que, mais calor da carga sendo convertido em
trabalho útil, menos calor é absorvido pelas paredes do cilindro. Esse
fato proporciona uma operação do motor com temperaturas mais baixas, o
que por conseqüência aumenta a eficiência térmica. Aqui,
mais uma vez, um acordo é necessário entre a demanda para uma economia
de combustível, e a demanda para uma potência máxima, sem detonação. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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