Motores Alternativos de Aeronaves - 24 |
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Eixo de ressaltos | ||||
O
mecanismo de um motor de cilindros opostos é acionado pelo eixo de
ressaltos (ou eixo de comando de válvulas). O eixo de ressaltos é
acionado por uma engrenagem que se une outra presa ao eixo de manivelas.
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Conjunto de tuchos | ||||
O conjunto de tuchos consiste em: (1) Um tucho cilíndrico, o qual desliza para dentro e para fora em uma guia, em uma das seções do cárter em volta do anel de ressaltos. (2)
Um seguidor de ressaltos ou rolete de tucho, o qual segue o contorno do
anel de ressaltos. (3)
Um soquete de bola de tucho, ou soquete de haste impulsora. (4)
Uma mola de tucho. A
função do conjunto de tuchos é converter o movimento de rotação do lóbulo
do anel de ressaltos em movimento alternativo, e transmitir esse movimento
para a haste impulsora, e balancim, e então para a extremidade da válvula,
abrindo esta no tempo apropriado. O
propósito da mola do tucho é ocupar a folga entre o balancim e a
extremidade da válvula, para reduzir o impacto quando a válvula for
aberta. E feito um furo no tucho, para permitir que o óleo do motor flua
através das cavidades das hastes impulsoras, para lubrificar o conjunto
de balancins. |
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Tuchos hidráulicos | ||||
Alguns
motores de aeronaves incorporam tuchos hidráulicos, os quais,
automaticamente, mantêm a folga das válvulas a zero, eliminando a
necessidade de qualquer ajuste no mecanismo de claro de válvulas. A mola do êmbolo ergue o êmbolo hidráulico, de forma que sua extremidade externa contacta o soquete da haste impulsora, exercendo uma leve pressão sobre ele, eliminando assim, qualquer folga na articulação da válvula. À medida em que o êmbolo se move para fora, a esfera da válvula sai de sua sede. Óleo
da câmara de fornecimento, que está diretamente ligado ao sistema de
lubrificação do motor, entra e enche a câmara de pressão. Conforme o
eixo gira, o ressalto empurra o corpo do tucho e o cilindro levantador
hidráulico para fora. Esse ato força o assentamento da esfera da válvula
em sua sede; assim, o óleo retido na câmara de pressão age como uma
almofada. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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