Motores Alternativos de Aeronaves - 25 |
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Haste impulsora | ||||
As
hastes impulsoras de forma tubular transmitem a força de levantamento do
tucho para o balancim. |
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Balancins | ||||
Os
balancins transmitem a força de acionamento do ressalto para as válvulas.
Os conjuntos de balancins são suportados por mancais lisos, de roletes ou
de esferas, ou uma combinação deles, os quais servem como um eixo (pivô).
Geralmente, uma extremidade do braço encosta-se à haste impulsora e, a
outra, encosta na haste da válvula. Algumas vezes, a extremidade do balancim possui uma ranhura para acomodar um rolete de aço. A extremidade oposta é construída ou com grampo bi-partido roscado e parafuso trava, ou furo rosqueado. O braço pode ter um parafuso para ajustar a folga entre o balancim e a ponta da haste da válvula. O parafuso é ajustado à folga especificada, para garantir a abertura completa da válvula. |
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Molas das válvulas | ||||
Cada
válvula é fechada por meio de duas ou três molas helicoidas. Se apenas
uma mola fosse utilizada, haveria vibração ou oscilação em
determinadas velocidades. Para eliminar essa dificuldade, duas ou mais
molas (uma dentro da outra) são instaladas em cada válvula. Cada mola irá
vibrar em diferentes velocidades do motor, resultando num rápido
amortecimento das vibrações e oscilações durante o funcionamento. Duas
ou mais molas também reduzem o perigo de enfraquecimento e possível
falha por fratura, devido ao aquecimento e fadiga do material. |
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Levantador hidráulico de válvulas (tuchos hidráulicos) | ||||
Levantadores hidráulicos de válvulas, são normalmente ajustados durante a revisão geral. Eles são montados a seco (sem lubrificação), as folgas são verificadas e os ajustes são geralmente feitos por meio de hastes impulsoras de diferentes comprimentos. São estabelecidas as folgas mínima e máxima. Qualquer medida entre esses extremos é aceitável, porém, o ideal é que esta seja aproximadamente a média entre os extremos. Levantadores hidráulicos de válvulas requerem menos manutenção, são melhor lubrificados, e de operação mais silenciosa que os do tipo ajustados por meio de parafuso. |
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Mancais | ||||
Um mancal é qualquer superfície que suporta, ou é suportada, por outra superfície. Um bom mancal deve ser composto de material que seja suficientemente forte para resistir às pressões impostas a eles, e deve permitir que a outra superfície se movimente com um mínimo de atrito e desgaste. As
peças têm que montadas dentro de pequenas tolerâncias, para
proporcionar um funcionamento eficiente e silencioso, e ainda, permitir
liberdade de movimento. Para se conseguir essa condição e, ao mesmo
tempo reduzir o atrito entre as peças móveis, de forma que a perda de
potência não seja excessiva, são utilizados mancais de diversos tipos.
Os mancais são requeridos para suportar cargas radiais, cargas de empuxo
ou uma combinação das duas. |
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Mancais lisos | ||||
Os
mancais lisos são utilizados geralmente nos eixos de manivelas, anéis de
ressaltos, eixo de comando de ressaltos, bielas e eixo de acionamento de
acessórios. Tais mancais estão, geralmente, sujeitos apenas a cargas
radiais, embora alguns tenham sido projetados para absorver cargas de
empuxo. Os
rolamentos da biela mestra ou pino de biela, em alguns motores, são finos
invólucros de aço protegidos com prata sobre as superfícies interna
externa; com chumbo-estanho protegendo a prata apenas na superfície interna.
Mancais menores como aqueles utilizados para apoiar os diversos eixos na
seção de acessórios, são denominados buchas. |
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Mancais de esferas | ||||
Um
mancal de esferas consiste em canais ranhurados interno e externamente, um
ou mais conjuntos de esferas, e, nos mancais projetados para serem desmontáveis,
um retentor. Eles são utilizados nos eixos de ventoinha dos compressores
e balancins de alguns motores. Mancais de esferas especiais (deep-grove) são
usados em motores de aeronaves, para transmitir o empuxo da hélice para a
seção do nariz do motor. |
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Fonte: Manual de Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Motopropulsor - DAC. Fotografias, acréscimos ao texto original e notas - Marcos Ramon da Silva. | ||||
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