Documentação
Técnica de Aeronaves
A documentação técnica
de uma aeronave pode ser apresentada de várias formas ao operador. A
forma mais comum é, a apresentação da documentação, no formato
proposto pela Norma Ata 100. Esta Norma é uma especificação aprovada
e utilizada pela maioria dos fabricantes de aeronaves. As informações
contidas nos manuais são organizadas e padronizadas de modo a se obter
qualquer informação sobre a aeronave e seus sistemas no menor tempo
possível.
Introdução
a Norma Ata 100
A idéia foi de dividir a
aeronave em 100 capítulos (daí o nome Ata 100). Cada capítulo foi
divido em seções e cada seção dividida em assuntos. Com essa divisão
podemos encontrar rapidamente qualquer capítulo equivalente a um
sistema da aeronave, que utiliza a norma Ata 100, e dentro deste
localizar com a mesma facilidade um assunto de nosso interesse. Quando
trabalhamos com uma outra aeronave que também tem seus manuais
organizados pela Norma Ata 100, nos sentimos familiarizados e não temos
dificuldades de entender como funciona a documentação desta nova
aeronave. Veja abaixo um exemplo de um número da Norma Ata 100 e como
é fácil de interpretá-lo. Um número utilizado para identificação
da norma Ata 100 é formado da seguinte forma:
XX . XX . XX . XXX
1º 2º 3º
4º
O
primeiro grupo de números:
Representa o capítulo.
Veja alguns exemplos:
33 iluminação
35 oxigênio
62 rotor principal
63 acionamento do rotor
pricipal
64 rotor de cauda
65 acionamento do rotor
de cauda
70 grupo moto propulsor,
etc.
O segundo
grupo de números
Representa as seções.
Veja alguns exemplos levando em conta que o capítulo tratado é o 33 -
iluminação:
00 geral
10 compartimento de vôo
20 compartimento de
passageiros
30 compartimento de carga
40 externas
50 iluminação de emergência,
etc.
Terceiro
Grupo de números:
Representa o assunto
dentro da seção:
01 farol escamoteavel
02 farol fixo, etc.
Quarto
Grupo de números:
Representa o tipo de
intervenção a ser efetuada pelo mecânico:
200 operações de
manutenção
300 manutenção corrente
400 remoção e instalação,
etc.
O número depois de
pronto, fica assim: 33.40.01.401 como exercício tente ler o número
identificando qual tipo de intervenção o mecânico irá executar.
Reflexão
Pense na documentação técnica
da aeronave como sendo o seu maior aliado. Esteja sempre com os
documentos de trabalho ao seu lado quando fizer qualquer intervenção
na aeronave. Sem documentos de trabalho apropriados, você será responsável
por qualquer serviço ou operação indevida sobre a aeronave. Você não
precisa correr esse risco!
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