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Documentação Técnica de Aeronaves

A documentação técnica de uma aeronave pode ser apresentada de várias formas ao operador. A forma mais comum é, a apresentação da documentação, no formato proposto pela Norma Ata 100. Esta Norma é uma especificação aprovada e utilizada pela maioria dos fabricantes de aeronaves. As informações contidas nos manuais são organizadas e padronizadas de modo a se obter qualquer informação sobre a aeronave e seus sistemas no menor tempo possível.

Introdução a Norma Ata 100

A idéia foi de dividir a aeronave em 100 capítulos (daí o nome Ata 100). Cada capítulo foi divido em seções e cada seção dividida em assuntos. Com essa divisão podemos encontrar rapidamente qualquer capítulo equivalente a um sistema da aeronave, que utiliza a norma Ata 100, e dentro deste localizar com a mesma facilidade um assunto de nosso interesse. Quando trabalhamos com uma outra aeronave que também tem seus manuais organizados pela Norma Ata 100, nos sentimos familiarizados e não temos dificuldades de entender como funciona a documentação desta nova aeronave. Veja abaixo um exemplo de um número da Norma Ata 100 e como é fácil de interpretá-lo. Um número utilizado para identificação da norma Ata 100 é formado da seguinte forma:

                     XX . XX . XX . XXX

                      1º      2º     3º        4º

O primeiro grupo de números:

Representa o capítulo. Veja alguns exemplos:

33 iluminação

35 oxigênio

62 rotor principal

63 acionamento do rotor pricipal

64 rotor de cauda

65 acionamento do rotor de cauda

70 grupo moto propulsor, etc.

O segundo grupo de números

Representa as seções. Veja alguns exemplos levando em conta que o capítulo tratado é o 33 - iluminação:

00 geral

10 compartimento de vôo

20 compartimento de passageiros

30 compartimento de carga

40 externas

50 iluminação de emergência, etc.

Terceiro Grupo de números:

Representa o assunto dentro da seção:

01 farol escamoteavel

02 farol fixo, etc.

Quarto Grupo de números:

Representa o tipo de intervenção a ser efetuada pelo mecânico:

200 operações de manutenção

300 manutenção corrente

400 remoção e instalação, etc.

O número depois de pronto, fica assim: 33.40.01.401 como exercício tente ler o número identificando qual tipo de intervenção o mecânico irá executar.

Reflexão

Pense na documentação técnica da aeronave como sendo o seu maior aliado. Esteja sempre com os documentos de trabalho ao seu lado quando fizer qualquer intervenção na aeronave. Sem documentos de trabalho apropriados, você será responsável por qualquer serviço ou operação indevida sobre a aeronave. Você não precisa correr esse risco!

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