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O mecânico pode reparar uma pá na sua base?  Dificilmente os reparos nas pás podem ser efetuados na base do operador. Os níveis de reparos normalmente são indicados na documentação específica das pás. Esses níveis são atribuídos em função do tipo de reparo a ser feito e autorizado conforme a estrutura da oficina e a formação técnica dos mecânicos que irão reparar a avaria. Em princípio, nenhum mecânico que não se enquadre nas condições determinadas pelo fabricante deve fazer intervenções de reparos nas pás. Deve se limitar somente a fazer o acompanhamento das pás em uso, inspecionar regularmente e quando detectar defeitos ou outros tipos de avarias, retirar a pá de serviço para envia-la à uma oficina homologada. A manutenção na base de operação deve limitar-se em fazer inspeções periódicas, balanceamento aerodinâmico e  praticar a limpeza e a conservação das pás em utilização, conforme a documentação do fabricante.

Cortes nas fibras de uma pá de material conjugado durante a tentativa de reparo feito por um especialista não preparado para essa atividade. Este fato teve como resultado a perda da pá com grande prejuízo para o operador.

Matéria extraída do capítulo 5 do Curso Completo de Mecânico de Helicópteros.

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