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Helicóptero AS 350 B3 equipado com VEMD

O VEMD é um equipamento de visualização dos parâmetros do motor  e da aeronave agrupados em duas telas de cristal líquido (LDC - Liquid Cristal Display) montadas sobre o painel principal. O VEMD substitui, com vantagens, os instrumentos convencionais como indicadores de temperatura interna da turbina (T4.5), rotação da turbina geradora de gases (N1), torque (TQ), pressão e temperatura do óleo do motor (Th), voltímetro (V), amperímetro (A) e temperatura do ar exterior (OAT), além de fornecer outras informações de interesse do vôo. O VEMD  é constituído de dois módulos processadores e um módulo de apresentação de parâmetros. Os dois processadores recebem as mesmas informações e comparam seus resultados. No caso de resultados diferentes, uma mensagem de erro é mostrada. Se um dos módulos estiver em pane, as funções restantes são apresentadas pelo outro módulo. 

O VEMD também permite a apresentação de funções suplementares: indicação de primeira limitação do motor (TQ, T4 ou NG), contabilidade dos ciclos e horas de funcionamento e até mesmo cálculos de desempenho. Para qualquer limitação atingida, o VEMD, além de tarjar o valor comprometido, faz soar um sinal sonoro nos fones. 

O piloto também pode fazer o controle do funcionameto do motor durante o vôo. Ligado com o sistema FADEC (full authority digital engine control) do motor, o VEMD registra, contantemente, os parâmetros N1, T4.5 e TQ. Durante todo o vôo, estes parâmetros são recebidos pelos dois módulos processadores do VEMD e analisados. Se estiverem fora da faixa normal ou se uma diferença é detectada entre as duas linhas de processamento, sua simbologia aparece no display, tarjada, em cor âmbar. 

Se o cálculo de primeira limitação estiver incorreto ou se um parâmetro para este cálculo estiver incorreto (OAT ou PO), o VEMD passa automaticamente para o modo de 3 informações (modo que mostra os parâmetros separados e de forma analógica). 

Se um parâmetro utilizado para o cálculo de N1, OAT e PO  é incorreto, o valor mostrado passa a ser vermelho e são adotados valores de N1 pré-definidos. 

Quando uma pane é detectada, uma mensagem de erro aparece na zona de mensagens. Se uma linha de processamento estiver em pane, os parâmetros são apresentados pela outra linha. 

O VEMD possui ainda outras funções como: check list,  controle de potência do motor (engine power check) e o modo relatório de vôo (flight report).

Instalado nos helicópteros Esquilo AS 350 B3, é uma "mão-na-roda" para uma operação segura, facilidade de pilotagem e, como conseqüência, redução da carga de trabalho.

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