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Motor Turbo Eixo
:: Cabeças
de Rotor Inovadoras - Parte II
Cabeças de Rotor
Inovadoras
A
Sikorsky (Black Hawk e S-76), a Eurocopter (AS 332, Tigre) e a Agusta-Westland (EH-101)
mantiveram os braços da cabeça rígidos e substituíram os rolamentos mecânicos
lubrificados das três articulações por uma rótula elastomérica em cada braço (figura
1-27).
Os braços rígidos que ligam as pás ao mastro variam
de acordo com os fabricantes, sendo 4 tubos em titânio forjado em conjunto com o mastro,
no caso da Sikorsky (figura 1.27 (a)), ou dois planos de barras rígidas em material
composto, no caso da Eurocopter (figura 1.27 (b)), ou ainda um disco rígido em metal e
material composto de fibra de kevlar nos caso da Agusta-Westland e também da Eurocopter
(figura 1.27 (c)).
a - Tubo em
titânio (Sikorsky Black Hawk e S-76)
a - Dois planos de barras
rígidas em material composto
(Eurocopter AS 332, PAH II
Tigre)
A ligação das pás ao mastro passa por barras
rígidas, que podem ser tubos em titânio (a), ou dois planos de barras rígidas em
material composto (b), ou ainda um disco rígido em metal e material composto (c);
Possui excentricidades de batimento e de avanço e
recuo coincidentes no centro de articulação da rótula elastomérica;
Movimentos livres de batimento, arrasto e passo;
Possui rótulas elastoméricas que substitui os
rolamentos mecânicos lubrificados, permitindo os movimentos de batimento, arrasto e
passo;
Possui amortecedores de avanço e recuo hidráulicos ou
visco-elásticos.
a - Disco rígido em metal-kevlar
(Agusta-Westland EH 101,
Eurocopter EC-120)
Figura
1-27 Cabeça de Rotor do Tipo Completamente Articulado com Rótula Elastomérica.
O fabricante BELL usou a
tecnologia da rótula elastomérica na articulação de avanço e recuo e flexão de barra
para o movimento de batimento em seu quadripá BELL 412 (figura 1-28).
Figura
1-28 Cabeça de Rotor do tipo Livre no Plano com Barra Flexível em Batimento.
Possui articulação virtual em batimento, por flexão
de barra;
Possui rolamento para o movimento de passo;
Possui amortecedor elastomérico de avanço e recuo;
Possui rótula elastomérica na articulação de
avanço e recuo.
Exemplo: BELL 412 e OH-58D
No helicóptero Lockheed
Cheyenne AH-56 uma região menos espessa da cabeça permiti a articulação virtual de
batimento, mas foi projetada para ser rígida no plano de rotação, não fazendo os
movimentos de avanço e recuo (figura 1-29).
Esta cabeça possui dobradiças com rolamentos mecânicos para o movimento de
passo, permitindo conceber uma cabeça com baixa espessura e pequeno arrasto
aerodinâmico.
Figura
1-29 Cabeça de Rotor do Tipo Rígida no Plano com Barra Flexível em Batimento.
Possui articulação virtual em batimento, por flexão
de barra;
Possui rigidez em avanço e recuo;
Possui dobradiças com rolamentos mecânicos, para o
movimento de passo;
Braços da cabeça com pequena espessura.
Exemplo: Lockheed AH-56
As cabeças de rotores sem
articulação (hingeless hub) são usadas nos helicópteros MBB BO-105 (figura 1-30),
Westland Lynx (figura 1-31), diferenciando apenas na maneira como os fabricantes destas
aeronaves introduziram a flexibilidade em algumas articulações, mas ambos utilizam
rolamentos mecânicos ou elastoméricos na articulação de passo.
Figura
1-30 Cabeça de Rotor do Tipo Rígida (sem articulação - hingeless hub) com Raiz da Pá
Flexível.
Movimentos livres de passo, batimento e avanço/recuo;
Movimentos virtuais de batimento e arrasto;
Possui rolamento na articulação de passo;
Não possui amortecedores de avanço e recuo;
As articulações de batimento e arrasto são obtidas
por flexão do punho da pá.