Ensaios
em Vôo
Desempenhos
Estabilidade
Rendimento
Limitações
Vibrações
FADEC
VEMD
Motor Turbo Eixo
:: Configuração dos
Rotores
Classificação dos
Helicópteros em Função do Número e da disposição dos Rotores.
Os rotores
principais atuais possuem alta solidez, em conseqüência do grande número de pás,
melhorando a manobrabilidade a altas velocidades, diminuindo a intensidade das vibrações
e o nível de ruído e aumentando a eficiência aerodinâmica de todo o conjunto rotativo.
De acordo com o número e a disposição
dos rotores as aeronaves de asas rotativas são classificados em: monorotor com rotor de
cauda, monorotor sem rotor de cauda, birotor em tandem, birotor lado-a-lado com rotores
não entrelaçados, birotor lado-a-lado com rotores entrelaçados e birotor coaxial com
rotores contra-rotativos.
BELL 430 (Cortesia da
Bell Helicopter)
Helicóptero Monorotor com rotor de cauda; o motor, através
da caixa de transmissão, fornece a potência ao rotor principal e ao rotor de cauda.
MD 900 (Cortesia da
McDonnell Douglas Helicopter Company)
Helicóptero Monorotor sem rotor de cauda; O motor, através
da caixa de transmissão, fornece a potência ao rotor principal e ao sistema que gera o
fluxo de ar para a extremidade do cone de cauda, a fim de efetuar o controle direcional.
Chinook (Cortesia da
Sikorsky)
Birotor em Tandem com rotores entrelaçados
contra-rotativos.
Osprey V-22 (Cortesia da
Bell Helicopter)
Birotor lado-a-lado com rotores não
entrelaçados contra-rotativos.
Kamax (Cortesia da Kaman)
Birotor lado-a-lado com rotores
entrelaçados contra-rotativos.
S-69HX-59A
(demonstrador de conceito. Cortesia da Sikorsky)