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:: Cabeças
de Rotor Inovadoras - Parte I
Cabeças de Rotor
Inovadoras
Os
projetistas da Bell Helicopter, a partir dessas novas tecnologias, apresentou uma
evolução ao desenvolver a cabeça de rotor do tipo barra flexível com dobradiça, para
reduzir a intensidade da vibração vertical 2/W , procurando desta forma explorar
a própria da inércia da pá para amortecer a oscilação vertical.
O uso da dobradiça reduziu a área
frontal, diminuindo conseqüentemente o arrasto da cabeça.
Cabeça de Rotor do tipo Barra flexível e Dobradiça
Possui articulação de gangorra;
Barra flexível, com articulação virtual em
batimento;
Articulação de passo do tipo dobradiça.
Exemplo: BELL AH-1 e versões mais recentes do UH-1H.
A cabeça do rotor do BELL
222 também foi uma evolução dos projetistas da empresa, pois foi utilizada uma barra
flexível, com articulação virtual em batimento para reduzir a intensidade da vibração
vertical 2/W , procurando explorar a própria da inércia da pá para amortecer a
oscilação vertical. Foi introduzida também uma mola na articulação da
gangorra, para aumentar os momentos de controle em manobras de baixo fator de carga.
Cabeça de Rotor do tipo Barra Flexível, com Gangorra e Mola na Cabeça.
Possui articulação de gangorra;
Barra flexível, com articulação virtual em
batimento;
Articulação de passo com rótula elastomérica;
Mola na articulação da gangorra.
Exemplos: BELL 222; BELL 230
Nota 1:
O efeito de amortecimento pode ser visualizado ao se comprimir entre as mãos uma
barra de borracha. Ao efetuar esta ação, energia potencial na forma de compressão é
fornecida à barra. Ao se aliviar a força, a barra tenderá, devido ao efeito mola,
retornar à posição inicial, mas ao se anular a força a barra permanecerá ainda
ligeiramente comprimida. Portanto a barra reterá uma parte da energia potencial na forma
de calor. Esta característica de reter parte da energia de um ciclo é chamada de
histerese da borracha.
O fabricante ROBSON
instalou, além da articulação da gangorra, uma articulação de batimento em seu
bipá,
obtendo as mesmas características da barra flexível adotada pela BELL. Com
esta articulação de batimento, reduziu-se os momentos de flexão na raiz e diminuiu as
oscilações da força de controle sentida pelo piloto no comando cíclico.
Cabeça de Rotor do tipo Rotor Gangorra, com Articulação de Batimento.
Possui articulação de gangorra;
Possui excentricidade e articulação de batimento;
Movimentos livres de batimento e passo;
Possui rolamento mecânico na articulação de passo;
Possui mancal lubrificado nas articulações de
batimento;
A cabeça de rotor do
fabricante Enstrom é similar à cabeça completamente articulada da
Sikorsky, exceto que
os controles de variação cíclica e coletiva de passo chegam até a cabeça passando
pelo interior do mastro, e não externamente como é o caso normal.
Cabeça de Rotor do Tipo Completamente Articulado com Controles Internos.
Possui excentricidade de batimento e de avanço e
recuo;
Movimentos livres de batimento, arrasto e passo;
Possui rolamentos nas articulações de batimento,
arrasto e passo;
Exemplo: Enstrom
O fabricante Hughes eliminou
os rolamentos mecânicos de batimento e de passo no helicóptero Hughes 500 D de 5 pás,
introduzindo um feixe de lâminas metálicas capaz de realizar os movimentos de flexão e
de torção em torno de eixos virtuais.
Cabeça de Rotor do Tipo sem Articulação Completamente Articulado
(Hingeless Rotor,
full articulated).
Sem rolamentos mecânicos de batimento e passo;
Possui amortecedor de avanço e recuo;
Possui feixe de lâminas metálicas que absorve as
cargas centrífugas e que tem liberdade em flexão e em torção, permitindo realizar os
movimentos em torno de eixos virtuais de batimento e de passo;
O movimento de avanço e recuo é realizado em torno de
um eixo mecânico com rolamento. Exemplo: Hughes 500 D